Elefantes me mordam!

O que nos leva é uma impressão forte de que só na África - berço da humanidade, financiadora de muito do progresso dos outros continentes - só lá veremos a real dimensão da necessidade de respeito ao ser humano. (Verdade? Mentira? Piegas? Comenta, vai!)

quarta-feira, janeiro 03, 2007

O Lesoto nao nos quis

Joanesburgo ate que nos recebeu bem. Como diria o Lula, "nem parece Africa". Tomamos um cafe para despertar e o garcon educadamente se despediu perguntando como se dizia "obrigado" em portugues. Se esforcou para guardar a palavra e dize-la ao Gian, que voltava `a mesa minutos depois. Looonga estrada ate Fouriesbug. Com alguns momentos engracados. Destaque para as pancadas que o Gian dava na porta do carro procurando o cambio, que fica do outro lado nos carros de ca - assim como o volante etc, etc... Paramos para tomar uma agua numa cidade minima e uma senhora nos convidou para passar a noite na casa dela, "jantar, pelo menos", tao impressionada: "mas o que eles estao fazendo aqui?", perguntou em africaner para o dono da venda. Logo depois, nos olhou e traduziu a pergunta para o ingles.
Depois de uma noite num bed and breakfast lindo - com direito a caminhadas, por-do-sol, jantar delicioso - fomos barrados no Lesoto. Tinhamos que ter tirado o visto em Pretoria. Um dos "policiais federais" do Lesoto chegou a parar o carro quando retornavamos do posto de controle e sugerir que "a cold drink" faria com que o oficial mudasse de ideia. Tivemos que responder "we are not used to do that, sir". Veja soh! Propina no Lesoto! Estamos entao no livro de recordes como o casal que mais rapido saiu e entrou de volta na Africa do Sul. Tivemos que circundar o Lesoto e ca estamos nos em Pietermaritzburg. Num bed and breakfast administrado por lord ingles, daqueles de filme.
Coisas que jah podemos notar:
- muitos sul-africanos nao falam ingles muito bem (tem fluencia muito melhor tanto em africaner quanto em seus dialetos, como o zulu)
- aqui existe muito mais declaradamente esse negocio de duas classes: ricos sao brancos, pobre sao negros.
- nenhum branco pobre ateh agora. Ne-nhum.
- sul-africanos tambem comem arroz!

6 Comments:

At 8:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Ju,
eu sou sempre frequente nos blogs... aliás acho que te encontro mais fácil nos blogs que no Rio! Enfim, já estou a-do-ran-do o blog, apesar da chamadinha meio clichê (já que vc queria tanto o comentário... falei!). Mas compreendo o sentido da sua busca e achei muito legal a proposta. Só podia perder a oportunidade de te sacanear... A propósito, falta convencer o pseudo-policial de Lesoto sobre a real dimensão do respeito ao ser humano...

Enfim, estou aqui de SP atenta e ligada ao blog.
bjo
Flávia

 
At 8:38 PM, Anonymous Anônimo said...

"A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey inaugurou na terça-feira uma escola para meninas sul-africanas, com um investimento de 40 milhões de dólares, que tirou do próprio bolso.O campus, que ocupa uma área de 21 hectares num bairro tranquilo ao sul de Johanesburgo, possui, além de salas de aula, laboratórios equipados com computadores modernos, um estúdio de ioga, um salão de beleza e uma biblioteca." (Reuters - Brasil - 03/jan/2007)
Alimenta aí a sua lista de assuntos (dentro do contexto) pra gente debater no retorno de vocês!
Beijão.
Tati

 
At 9:15 AM, Blogger Bia Martins, Nanda Lyra & Chico Valle said...

Ju! Que bacana! Vou acompanhar sua aventura por aqui. Mas em fevereiro nos encontramos ao vivo pra vc me contar com detalhes, ok? beijos e boa viagem!!!!
Bia

 
At 11:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Coe Gian! Achou que a aventura iria se limitar a belas paisagens, carros invertidos e animais de filme de Tarzan? Jah viu que ha muito mais coisas tambem interessantes e desafiadoras no caminho. Espero e desejo que a viagem seja tao maneira quanto parece e pode ser. Abraco, Pedro
Ps.: Jah estah com saudade do Colorado? Soube que eles venderam o Fernandao, Perdigao, Clemer, Pato e Iarley? Brincandeirinha :-).

 
At 2:58 PM, Anonymous Anônimo said...

E ai, queridos!!! Po, tava rolando uma expectativa geral aqui em relacao a visita de vcs ao Lesoto... Bom, pelo visto, nao foi problema nenhum! Continuem escrevendo sempre que possivel, pra gente acompanhar as aventuras no melhor estilo Revista Viagem - narradas por uma jornalista e um (quase-)escritor. Ta demais!!! Beijos enormes. Claudia

 
At 5:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Quem esse Lesotho pensa que é? Pior pra ele que vcs nao entraram lá!

 

Postar um comentário

<< Home