Elefantes me mordam!

O que nos leva é uma impressão forte de que só na África - berço da humanidade, financiadora de muito do progresso dos outros continentes - só lá veremos a real dimensão da necessidade de respeito ao ser humano. (Verdade? Mentira? Piegas? Comenta, vai!)

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Edificio Yacoubian

Durban eh a cidade com a maior concentracao de indianos - fora da India, claro... Foi aqui que nos instalamos no Hotel Tudor, o Edificio Yacobian da Africa do Sul (referencia a um edificio no Cairo que de tanta historia e gente rendeu um livro e um filme). Estranho o hotel, mas maravilhosa a cidade. Dois dias aqui ficaram pouco para as possibilidades que fomos vendo. Um exemplo, Victoria Market, uma especie de mercado publico indiano. Nao resistimos e tiramos foto ate - talvez principalmente - das comidas e dos temperos. Tudo muito colorido, as pessoas todas simpaticas. Um detalhe terrivel: a Julia foi ao banheiro mas tinha fila, entao ficou esperando; assim que viram - negras e indianas, velhinha inclusive - que havia uma branca na fila, cederam a vez, e ela precisou explicar que nao, nao havia necessidade da preferencia... Surpresa agradabilissima: Bat Centre, um centro de cultura com bar e vista pro Oceano Indico. Chegamos a tempo de acompanhar uma roda de poesia: pelo menos 4 talentos ali, escondidos de nos que nos escondemos tambem e achamos que estamos no centro do mundo. Muito ritmo na mistura do ingles com o zulu. Para fechar a mistura, tiveram de ouvir o som de um soneto em portugues - foi o dia em que Mario Quintana foi pouco entendido mas muito ouvido em Durban.
Antes daqui tinhamos dormido em Pietermaritzburg, uma joia de cidade e povo. Mais gente simpatica (o que quase nao aguentamos mais...). La o Tatham Museum eh imperdivel, pelo que mostra da arte zulu, mas a surpresa ficou pelo Project Gateaway, trabalho de uma ONG numa antiga prisao e que insere "no mundo globalizado" quem de outra forma morreria de fome ou AIDS.

1 Comments:

At 3:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Desde ontem estou acompanhando a viagem por aqui, com a ajuda do google images.
Gostei do mapinha com o traçado.
Beijos, chico

 

Postar um comentário

<< Home