Elefantes me mordam!

O que nos leva é uma impressão forte de que só na África - berço da humanidade, financiadora de muito do progresso dos outros continentes - só lá veremos a real dimensão da necessidade de respeito ao ser humano. (Verdade? Mentira? Piegas? Comenta, vai!)

terça-feira, janeiro 16, 2007

A logica do cafe

Volta e meia alguma coisa mostra que Mocambique parece o Brasil uns quarenta, cinquenta anos atras. Num banco em Tofo, onde fomos trocar dinheiro, assim como em quase todos os lugares, formularios, muitos formularios. Na parede do banco, um papel em letras "antigas" dizendo a razao social, quantos empregados, horario de funcionamento... tudo muito semelhante aos antigos formularios-padrao mandados fazer pelo Ministro do Trabalho naquele Brasil antigo. Por onde se passa, muita gente humilde, simpatica, disposta a ajudar. Aquele Brasil.
Mocambique viveu mais de 10 anos de guerrilha ate a independencia de Portugal, depois mais 25 anos de guerra interna. Ate a paz, ha meros 12 anos atras, toda a infraestrutura foi ou abandonada, ou destruida, ou nao foi feita mesmo. Quem entra no pais de carro, vindo da Africa do Sul, ve milhares de quilometros quadrados de terras nao exploradas, exceto por agricultura de subsistencia meio escondida e muito pobre. Na capital Maputo, o cenario dos predios do centro eh de guerra recem acabada. No entanto, zero de inseguranca. Lembra de novo o Brasil, aquele que nao existe mais.
Uma coisa diferente, aqui, eh a logica: perguntamos se o chalet (de frente pro mar, na Praia do Tofo) incluia o cafe. "Cafe? Siiim...", exclamou-se ele, e entao ficamos satisfeitos. Uns 10 minutos depois chegou na mesinha de fora uma termica, xicaras, cafe preto. Mais tarde perguntamos: amanha, entao, a que horas o cafe eh servido? "Cafe? Naaao, nao tem cafe da manha...", explicou-nos a senhora. Era aquele cafe preto da mesinha.
Na manha seguinte, cafe da manha, entao, no hotel mais proximo:
- Quanto custa?
- 30 contos.
Tomamos: mesa composta, pao, frutas, cafe, leite, cha. Na hora de pagar:
- Quanto da? 60 contos?
- Aahnn, mas os senhores, alem do cafe, comeram fruta?...
E entao ficou entendido: quando disserem cafe, eh so cafe.


A foto nao faz justica ao mar de Vilankulos. Por eles atrasamos a viagem em um dia.


Gian tomando uma fanta depois de 20 anos, na companhia dos Ronaldos e do vendedor de bebidas no centro de Vilankulos.

5 Comments:

At 10:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Café da manhã aqui = Pequeno almoço. Tomar café da manhã = matabichar. Podem testar. Café, logicamente então é café preto. Bjs.

 
At 6:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Retornando das minhas ferias provincianas pelo sul do país, to me inteirando da viagem dos amigos, la do outro lado do oceano. As fotos tao lindas e o texto otimo ! Abraços boa sorte boa viagem. Ricardo.

 
At 11:54 PM, Anonymous Anônimo said...

"ha meros 12 anos atras" ... soh pode ter sido o Gian q escreveu. A nossa (minha) Ju jamais cometeria isso!

Nao pode perguntar se fecha para almoco no sábado. Tah arriscado a ouvir "nao fchamosh porque nao abrimosh, ora poish."

GG

 
At 7:37 PM, Anonymous Anônimo said...

A viagem e os relatos estão adoráveis!
Saudades docês!
Beijão!
Tati

 
At 10:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Gian e Julia, que viagem linda q vcs estão fazendo... mtas informações e uma experiência incrível. Parabéns!!! E Gian, até aí vc lembra dos formulários do Ministério do Trabalho... não podia deixar passar, né?? Aproveitem ao máximo... Anna Christina

 

Postar um comentário

<< Home