Elefantes me mordam!

O que nos leva é uma impressão forte de que só na África - berço da humanidade, financiadora de muito do progresso dos outros continentes - só lá veremos a real dimensão da necessidade de respeito ao ser humano. (Verdade? Mentira? Piegas? Comenta, vai!)

sexta-feira, janeiro 19, 2007

A ruina do homem

"Ele estah no poder ha 27 anos", nos contava uma senhora que trabalha num hotel praticamente as moscas em Birchenough Bridge. Queriamos saber mais daquele cuja foto eh exposta em todos os estabelecimentos comerciais do pais. "Ele pinta o cabelo, eh bem mais velho do que aparenta" acrescenta a senhora. " Deixar o poder? Soh quando morrer", diz, emendando uma gargalhada. Ela nao votou nele. Nao estava entre os 100% de eleitores do Zimbabue que votaram em Robert Mugabe nas ultimas "eleicoes". O principal opositor politico, diz ela, eh branco, um dos menos de 3% que habitam o pais. " E ele odeia branco", acrescenta a nossa entrevistada em voz baixa.

Nao somos fazendeiros, mas tambem temos sentido o odio do homem. Na enstrada de 300 quilometros que liga Mutare a Masvingo fomos parados tres vezes pela policia. A primeira, por excesso de velocidade. O policial apontou pequenas casas atras de arvores para dizer que em area construida o limite de velocidade era de 60 km/h. "Mas, senhor, como vamos saber? Nao ha placas..." O proprio oficial admitiu que "muitas foram vandalizadas" Pediu propina. Eu disse que queriamos pagar o que deviamos. "As 14hs no tribunal estah bom para voces?", perguntou ele. Eu disse "ok..." Minutos depois pediu que voltassemos para o carro. Mais alguns e enviou um ajudante para dizer que "podiamos seguir viagem".

Na segunda parada o policial revistou o carro a procura de diamantes. Ja haviam tentado nos vender diamantes em Mutare. O pais estah tao caotico que a unica explicacao para a presenca de dois brancos com um carro com placa sul-africana no pais eh o comercio ilegal de diamantes. O policial sentou no banco de tras para remexer nossas coisas e parou para ler o jornal que levavamos, displiscentemente. Tirei lentamente o jornal da mao dele. Ele pegou outro. Fiz de novo. " Ok. Parece que voces estao limpos. But could you buy me a drink?" Mais uma vez "NAO!".

Segue viagem. A terceira parada foi so para saber aonde iamos e o que faziamos no Zimbabue. Assim como no Brasil, a cara dos interlocutores eh sempre de interrogacao. "Ferias? No Zimbabue?"

Agora estou aqui esperando o Gian voltar da visita aos "Great Zimbabwe National Monuments". Antes podia-se dizer simplesmente "ruinas". Agora esta palavra significa preconceito dos brancos contra as antigas civilizacoes negras. Na recepcao dos National Monuments, nao se aceita national currency. Voce paga em dolares diretamente ao governo de Mugabe. A 500m daqui, criancas voltam do colegio de uniformes, mas descalcas.

Um jornal que circula em quase todo o sul da Africa traz uma materia sobre os paises que fazem headhunting dos fazendeiros brancos expulsos do Zimbabue. Falando no "Mail&Guardian", seu dono, zimbabuense, vem enfrentando problemas desde que o governo do Zimbabue decidiu nao renovar seu passaporte. O jornal, coincidentemente, eh um dos poucos a criticar o governo e, obvio, nao circula por aqui.

Bulawayo eh a terceira cidade que visitamos no pais. Eh a terceira tambem cuja principal rua, que vai de norte a sul, chama-se Robert Mugabe.

3 Comments:

At 2:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Meninos, se vcs conseguirem voltar da África sem pagar uma única propininha, acho que ganham prêmio da Transparência Internacional, Instituto Ethos, Globo Faz a Diferença, essas coisas todas.

Quando vcs chegarem EU pago uma cervejinha!

beijos!
D

 
At 9:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi, querida!
Hoje tirei o atraso e li o blog todo de uma vez! E com a Renata do lado! Ela veio visitar a Sophia e comemorar meu aniversário que está chegando! E está mandando beijos...
Bom fim de viagem!
Iracema

 
At 4:11 PM, Blogger Maurício Santoro said...

Hola, muchachos.

Muito legal as aventuras de viagem de vocës. Tenho amigas do
Zimbabwe que moram na África do Sul e dizem que o país é belíssimo, mas Mugabe... Bem, essa é outra história.

Aqui na Argentina segue tudo muito bem, estive no Uruguai semana passada e estou aproveitando os preços baixos para comprar muitos livros. Amanhä terei uma oficina sobre sociedade civil e política internacional, no Ministério das Relaçöes Exteriores.

Abraços

 

Postar um comentário

<< Home