Elefantes me mordam!

O que nos leva é uma impressão forte de que só na África - berço da humanidade, financiadora de muito do progresso dos outros continentes - só lá veremos a real dimensão da necessidade de respeito ao ser humano. (Verdade? Mentira? Piegas? Comenta, vai!)

domingo, janeiro 21, 2007

No Falls, no more Zim!

Mudanca contingencial de planos: nao vamos mais a Victoria Falls, la no alto do Zimbabue e fronteira com Botsuana. Eh que nao temos visto para Botsuana (diziam que se podia obter na fronteira; aqui descobrimos que nao) e com isso a viagem seria de 900km ida e volta pela mesma estrada. Entre o turismo - apenas - em Victoria e o passeio com historia e gente de Pretoria e Joanesburgo, decidimos nos dar mais tempo para estas duas cidades da Africa do Sul. Na estrada de volta, mais policiais denegrindo a imagem do Zimbabue, coitado, jah nao fosse um pais sofrido. No final nao tivemos nenhum problema, mas que eh chato procurarem diamante no carro da gente toda hora, la isso eh...
O contraste com a Africa do Sul eh grande. Passa-se a fronteira e o cenario todo muda. Muito mais riqueza. A Africa do Sul destoa dos outros aqui na metade sub-saariana.
Em Pretoria - chocantemente bonita, limpa, organizada - um brinde: o funcionario que ia apenas nos dar informacao levou para um passeio pelo antigo parlamento, onde Mandela ficou preso por alguns dias e foi julgado entre 1962 e 1964. Desde a decada de 50, o apartheid vigorou forte por decadas (caiu so por volta de 90) e agora em Pretoria, por todas as redondezas onde andamos, a ocupacao eh negra. Tudo de volta ao seu lugar.

3 Comments:

At 8:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Tamos com o Douglas. Prêmio Ethos ... ou, pior ... imaginem "casal de traficantes de diamantes preso no sul da África ... governos locais tentam descobrir o mistério da inédita tecnologia empregada ... mas que traficavam, traficavam, afirmam os especialistas locais."
G&G

 
At 1:20 AM, Anonymous Anônimo said...

Pô! É um drama fazer esse blogue destrancar! Pensei que vocês fossem conseguir dar a volta na África inteira antes de eu conseguir postar algo novamente.
Pois bem. Caso vocês sejam parados novamente pelo polícia do Mugabe, Lelé, fala assim pro puliça: "Diamante, seu guarda, só essa moça aqui do meu lado...". Se não ganhares uns tapas do cara, vais ganhar um "trato melhorado" da Júlia (né, Júlia?!).
Como diz o velho adágio: "Se a vida te der um limão, faça uma caipirinha...".
Sempre na escut, digo, leitura,
Nego
PS: Lelé, só não entra no mérito quanto ao diamante ao teu lado ser bruto ou lapidado. Podes querer tirar lã e sair tosquiado, como diria o Analista de Bagé..

 
At 7:57 AM, Blogger Julia e Gian said...

Nego, adorei a sugestao! Pena que jah voltamos para a Suica, digo, Africa do Sul. Estamos que nem pinto no lixo. Aqui tem toalha seca e capuccino!
G&G e Douglas, chegamos ao Rio daqui a uns dias prontos para o recebimento de premios e cervejinhas!!
Saudades! Beijos!!
Julia (e Gian tb)

 

Postar um comentário

<< Home